quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ajudem!!!




Fotógrafo retrata seca em jornada de 2 mil km pela Bahia

Da BBC Brasil - 09.01.2013

                                                                                                                         





O drama da seca

A chuva registrada na Bahia no final de dezembro não foi suficiente para reverter os estragos da que é considerada a pior estiagem a atingir o semiárido no interior do Estado nas últimas quatro décadas.

De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, 259 municípios baianos permanecem em situação de emergência devido à seca, que afeta nessas localidades quase 3 milhões de pessoas.

O prejuízo à economia ainda pode chegar a R$ 7,8 bilhões, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

A falta d'água está prejudicando as pequenas lavouras de subsistência e castigam os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.

O fotógrafo Flavio Forner esteve entre 2 e 19 de dezembro viajando pela região, percorrendo cerca de 2 mil quilômetros e visitando alguns municípios entre os mais afetados pela estiagem prolongada.

Suas fotos documentam o drama humano da seca e o seu impacto na economia e na paisagem da região.

Crianças

A viagem de Forner começou em Salvador. Da capital baiana, o fotógrafo seguiu até Valença, cidade procurada por muitos sertanejos em buscam uma oportunidade de renda com o turismo, e Camamu, outro polo de atração de moradores do interior à procura de trabalho e alimentos.

A seguir, na jornada do município de Mutuípe a Iaçu, passando por Amargosa, os sinais mais evidentes da seca começaram a aparecer, com o gado sendo tocado pelas estradas por pastores em busca das poucas áreas ainda disponíveis com vegetação.

Em Iaçu, Forner encontrou Constantino, de 92 anos, que conduzia por 12 km, à beira da rodovia, o gado de um vizinho. Em troca do trabalho, o vizinho lhe prometeu apenas um pouco de leite.

Na mesma região, o fotógrafo encontrou outro sertanejo, Raimundo, que tocava o gado do alto de seu cavalo. "O que cai do céu não enche nem um copo d'água", reclamou.

Em Amargosa, alguns pais optam por mandar seus filhos para a beira da estrada para pedir dinheiro aos motoristas que passam. As crianças correm risco constante de atropelamento e de assédio por parte dos caminhoneiros.

Turismo

A viagem prosseguiu pelas cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Vera Cruz até Lençóis, na Chapada Diamantina, onde muitos agricultores ainda utilizam manejo com fogo sem os cuidados necessários e acabam perdendo o controle, com grande impacto no meio ambiente.

Em Boa Vista do Tupim, o agricultor Vander da Silva e seus filhos Rodrigo e Rafael tentam sobreviver com o pouco de água que restou em um poço.

"Eu costumo usar água do poço apenas para beber, não tem como irrigar a roça, agora o que restou é só para matar a sede", disse Silva.

A seguir, o fotógrafo seguiu para Andaraí. Em Igatu, um distrito da cidade, o turismo de aventura sofre com a falta d'água em suas cachoeiras. Na praça central, guias turísticos locais ficam a espera dos turistas, geralmente estrangeiros.

O guia Raimundo Cruz dos Santos disse que há muitos anos não vê uma situação como esta.

"Já vi este rio (Paraguaçu) cheio de margem a margem nesta época do ano. Este mês (dezembro de 2012) era para chover toda a semana. As cachoeiras estão completamente secas", contou. "Nunca vi fazer tanto calor aqui como neste ano de 2012."

Forner então seguiu por Mundo Novo e Baixa Grande até Ipirá, onde muitos agricultores, cansados da seca e sem perspectiva de futuro, estão colocando suas propriedades à venda, optando pela vida em cidades litorâneas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Foto de tigre em 'explosão de água' vence concurso da 'National Geographic'


Da BBC Brasil

                                                                                                                           

             
 


Excelência fotográfica


Em seu tradicional concurso anual de fotografia, a revista NationalGeographic recebeu mais de 22 mil imagens de fotógrafos profissionais e amadores enviadas de mais de 150 diferentes países.

As fotografias foram classificadas em três categorias: pessoas, lugares e natureza.
Os juízes levaram em consideração a qualidade fotográfica e a criatividade empregadas pelos competidores. Entre eles estão o fotógrafo de história natural Christian Ziegler, e os fotógrafos documentaristas Gerd Ludwig e Debbie Fleming Caffery.

O vencedor arrebatou um prêmio de US$ 10 mil (cerca de R$ 20,4 mil) e uma viagem à sede da revista em Washington, nos Estados Unidos, para participar do Seminário Anual de Fotografia da National Geographic.

Municípios de três estados do nordeste receberão operação Canudos

Da Agência Brasil
Por Danyele Soares

                                                                                                                     



Os 400 estudantes começam a atuar a partir desta sexta-feira em 20 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Ao longo de 17 dias, os jovens capacitarão profissionais para atuar nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, comunicação e meio ambiente. O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Defesa





Esse texto está sob Creative Commons 3.0.

Municípios do Nordeste vão receber ações do Projeto Rondon

Da Agência Brasil - 07.01.2013

                                                                                                                               



Projeto Rondon (Divulgação)

Brasília – Vinte municípios dos estados de Pernambuco, da Bahia e do Piauí serão beneficiados pelo Projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio da Operação Canudos, que começa sexta-feira (11) e termina em 26 de janeiro. Durante 17 dias, 400 rondonistas – entre universitários e professores de outras regiões do país - vão levar ações de cidadania a alguns dos municípios mais carentes do país.

A cerimônia de abertura vai ocorrer na manhã de domingo (13) em Juazeiro (BA). Serão oito municípios da Bahia, nove do Piauí e três de Pernambuco. Em entrevista à Agência Brasil, o coronel José Paulo da Cunha Victorio, coordenador da operação, disse que duas equipes de estados diferentes serão formadas, cada uma composta por dez participantes, sendo oito estudantes e dois professores, para atuar em cada município.

“Quando a gente divide duas equipes, além de todo conhecimento que eles vão adquirir, há uma troca de informações, uma troca até de culturas entre as  universidades, isso faz com que haja  um crescimento muito grande dos estudantes”, disse o coordenador. Para ele, “quanto maior o número de cursos envolvidos melhor, é uma a experiência maior para desenvolver os trabalhos”.

Segundo o coordenador, durante a ação, as equipes vão realizar atividades de cultura, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, direitos humanos e justiça. “A gente procura ações para que, quando as equipes saírem de lá, alguma coisa fique na cidade”, explicou. De acordo com ele, as atividades serão dirigidas especialmente a professores, agentes de saúde e agentes da prefeitura. “Nosso foco principal é sempre pessoas que possam multiplicar o conhecimento levado ao município.”

A primeira ação do Projeto Rondon ocorreu no dia 11 de julho de 1967, em Rondônia, com dois professores e 30 alunos. Em 1989, foram encerradas as ações, e em janeiro de 2005, em Tabatinga (AM), o Rondon foi relançado. Em oito anos, o projeto já contabilizou a participação de 13.800 rondonistas, 884 municípios e cerca de 500 instituições de ensino superior. A prioridade é para os estados do Norte e Nordeste.

Edição: Davi Oliveira

Esse texto está sob Creative Commons 3.0.