sábado, 20 de julho de 2013

Feira de Adoção!!!

Da Associação Brasileira Protetora dos Animais - Abpa/BA

                                                                                                                   



quinta-feira, 18 de julho de 2013

Baleia com 25 toneladas é encontrada morta no litoral da BA

Do Terra Notícias
Por Mário Bittencourt - De Vitória da Conquista

                                                                                                                

Equipes do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e da ONGPat Ecosmar encontraram morta, na manhã desta quinta-feira, uma baleia jubarte fêmea com 11 metros de comprimento e peso estimado de 25 a 30 toneladas. O animal foi achado na praia do Espelho, em Porto Seguro, litoral sul da Bahia.

Animais em junho: cientistas fazem raro registro de maior peixe ósseo - Foto do Acervo Terra

As equipes se deslocaram para o local com o objetivo de averiguar a situação do animal e investigar as causas da morte. De acordo com a organização não governamental, a baleia já chegou morta à praia. 
O IBJ informou que a informação de que a baleia estava na praia chegou na quarta-feira, mas as equipes chegaram hoje ao local. “Provavelmente, ela pode estar lá desde terça”, informou Lucian, segundo o qual as equipes irão investigar se o animal teve alguma fratura pelo corpo.

Este é o segundo caso de baleia jubarte encontrada morta este ano – o primeiro ocorreu em 9 de junho num local de difícil acesso (com acesso somente por barco), na praia de Barra Velha, em nova Viçosa, também no litoral sul baiano.

Foi uma baleia macho, com idade entre 60 e 70 anos, 13 metros de comprimento e peso estimado de 40 toneladas. Na época, o IBJ confirmou as suspeitas de que o animal foi morto por atropelo de embarcação, pois “estava com uma fratura muito grande no crânio”. 

O mês de julho marca, todo ano, o início da temporada de migração das baleias jubarte, que saem da Antártida (de águas geladas) para o litoral brasileiro (de águas quentes) para acasalar e ter seus filhotes. A temporada vai até novembro. Empresas de turismo aproveitam a época para realizar passeios para observar os animais.

De acordo com o IBJ, para esta temporada são esperadas 14 mil baleias – a maioria delas (95%) fica no Parque Marinho de Abrolhos, litoral sul baiano. Censo de 2011 do IBJ, realizado entre o litoral de Sergipe e Rio de Janeiro, constatou 11.418 baleias. Pesquisa de 2008 havia registrado 9.330 indivíduos.

Com a temporada, o IBJ tem realizado também campanhas de orientação à população sobre como proceder em caso de encalhes, que de 2002 a 2005, chegaram a 22 casos por ano no Brasil. Já entre 2006 e 2009 o número foi pra 37 animais e em 2010 foi a 96 – maior registro dos últimos anos. Em 2011 houve redução para 39 encalhes e ano passado voltou a subir, com 44 casos. 

“A orientação é que em caso de encalhes (a população) entre em contato com o programa de resgate e não toque no animal. É comum, principalmente em locais de fácil acesso e no caso de animal ainda em vida, a população se reunir para tentar salvá-lo. É essencial, entretanto, que o trabalho seja feito por especialistas preparados para devolver o animal à água, no caso de bicho vivo em boas condições, ou para avaliar e possibilitar a retirada da carcaça quando a baleia ou outro animal chega à areia já decomposto”, comunica o IBJ.

Os telefones do programa de resgate (ligações a cobrar são aceitas) são:

Praia do Forte (Salvador): 71-3676-1463 e 71-8154-2131;
Caravelas (BA): 73-3297-1340 e 73-8802-1874.


O IBJ frisa que conta com uma rede de parceiros que o auxilia no trabalho de resgate em várias partes do Brasil.

Especial para Terra


ANA abre inscrições para mil vagas em cursos a distância

Da Agência Nacional de Águas

                                                                                                                    



Entre 15 e 24 de julho estarão abertas as inscrições para três cursos a distância gratuitos oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA): Cuidando das Águas, Caminho das Águas e Água na Medida Certa. A instituição oferece 1000 vagas para as capacitações, que abordam conceitos ligados ao uso sustentável dos recursos hídricos e têm um objetivo em comum: levar à sociedade em geral conhecimentos sobre a gestão de tais recursos no Brasil. As vagas poderão ser remanejadas, conforme a demanda.
 
Rio Guarita (RS) - Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Os três cursos começam em 29 de julho e são estruturados através da navegação sequencial entre os módulos para facilitar a aprendizagem dos alunos. Enquanto o Cuidando das Águas e o Caminho das Águas possuem uma carga de 40 horas, o Água na Medida Certa tem 20 horas. Após as inscrições, os selecionados receberão e-mail com os procedimentos para efetivar a participação. Os alunos que tiverem pelo menos 60% de aproveitamento nas atividades receberão certificado.

O curso Cuidando das Águas está em sua 2ª edição e tem o objetivo de fazer com que os alunos reflitam sobre a responsabilidade no uso sustentável da água e sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos a partir da cooperação com setores usuários de água, organizações não governamentais, governos e entidades de meio ambiente.

Tanto a capacitação Caminho das Águas quanto a Água na Medida Certa são inéditas. A primeira visa a promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de práticas e conceitos e relacionados aos recursos hídricos. Por sua vez, a Água na Medida Certa tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre recursos hídricos a partir de reflexões sobre conceitos e informações a respeito da disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

Texto:Ascom/ANA


PROCURO UM LAR!

Do Pet Coração

                                                                                                                 



Maiores informações - Pet Coração Villas
Contato: (71) 33793649


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2013

Do Prêmio Odebrecht Brasil

                                                                                                                                                     


O Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável tem como principais objetivos reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema. Para trilhar os caminhos para o desenvolvimento sustentável, a Odebrecht está contando com a contribuição de estudantes universitários de todo Brasil. 


Saiba mais no site clicando aqui