quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ideia!!!


                                                                                                               



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Faça você mesmo!!!


Mais de mil animais serão devolvidos à natureza pelo Ibama na Bahia

Do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis 
Por Carlos Garcia - Ibama/BA

                                                                                                      



Salvador (07/05/2013) –- Cerca de 1.300 aves serão soltas nesta quarta-feira (08) pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama na Bahia, em uma área localizada no bioma Caatinga, distante cerca de 300 quilômetros de Salvador. Entre elas, espécies como sofrê, pássaro-preto, papa-capim, brejal, asa-branca, tico-tico, pintassilgo-do-nordeste (ameaçado de extinção), entre outras. Foram incluídos ainda neste  lote 100 jabutis, que também ganharão liberdade na região.

Foto de Ricardo Maia - Ascom/Ibama

Os animais, que foram levados na segunda-feira (06) pela manhã para o local da soltura, serão libertados em duas áreas de caatinga preservada no interior da Bahia. Assim que chegaram ao local, as aves foram colocadas em um viveiro grande, que é importante para descanso e aclimatação. Na quarta pela manhã, será realizada a soltura. Durante todo o trabalho, elas serão monitoradas pelos analistas e técnicos do Cetas.

Além disso, serão realizados trabalhos de educação ambiental nas comunidades do entorno das áreas de soltura. Segundo o analista ambiental Josiano Torezani, “esse trabalho é  fundamental para o sucesso e a reinserção desses animais na natureza, pois, com a comunidade conscientizada, teremos mais cidadãos responsáveis, admiradores e protetores da natureza.

Josiano informou que as aves são provenientes de ações de fiscalização de vários órgãos, como Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental daPolícia Militar (COPPA) e outros. “Assim que chegaram ao Cetas, as aves foram identificadas, receberam tratamento médico-veterinário e foram soltas em um recinto para que pudessem diminuir a carga de estresse e melhorar o condicionamento físico, disse ele.

Muitas delas chegaram em péssimo estado de saúde devido às condições a que foram submetidas, tanto no transporte por parte dos traficantes de animais silvestres quanto pelo cidadão que mantinha a posse ilegal de algumas aves engaioladas. Por esse motivo, das mais de 1.300 aves que chegaram ao Cetas, em torno de 50 foram a óbito, acrescenta.

Se elas tivessem continuado na rede do tráfico, até o consumidor final, 90% (mais de 1.000) morreriam uma vez que os traficantes não se preocupam com o bem-estar do animal mas apenas com o lucro a qualquer preço. É importante frisar que o tráfico só existe porque há quem compre”, completa o analista.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Ok, explico mais uma vez......

Da Associação Brasileiro Protetora dos Animais - Abpa/BA 

                                                                                                      


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Agência das Nações Unidas alerta sobre recorde de degelo no Ártico em 2012

Da Agência Brasil
Por Renata Girald - 02.05.2013

                                                                                                         


Brasília – A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou hoje (2) para um degelo recorde no Ártico entre agosto e setembro de 2012. O alerta está no relatório anual sobre mudanças climáticas denominado Atlas da Saúde e do Clima, que faz uma relação entre como as mudanças no clima e os eventos climáticos extremos afetam a saúde das pessoas. De acordo com o documento, o ano de 2012 foi um dos nove anos mais quentes desde 1850.

De acordo com o estudo, as temperaturas acima da média foram observadas na maior parte das áreas terrestres do mundo e foram mais notadas na América do Norte, no Sul da Europa, na Rússia (Ocidental), em áreas do Norte da África e no Sul da América do Sul.

Entre agosto e setembro de 2012, a cobertura de gelo no Ártico era 3,4 milhões de quilômetros quadrados, o que representa um decréscimo de 18% na comparação com o ano de 2007, ano do registro anterior. "O aquecimento contínuo da atmosfera é um sinal preocupante", ressaltou o secretário-geral da OMM, Michel Jaurrad.

Jaurrad chamou a atenção para “muitos outros extremos” registrados em 2012, como as secas e os ciclones tropicais. “A variação natural do clima sempre deu origem a estes extremos, mas as características físicas do tempo e do clima estão cada vez mais sendo moldadas pelas mudanças climáticas", disse ele. "Por exemplo, o nível do mar aumentou 20 centímetros desde 1880. Com isso, as tempestades como o Furacão Sandy causam muitas inundações costeiras."

Segundo Jarraud, o aquecimento mundial varia devido a uma série de fatores, incluindo os fenômenos meteorológicos como El Niño e La Niña – que contribuem para o aquecimento e degelo, do Oceano Pacífico, assim como para erupções vulcânicas. De acordo com ele, “o aquecimento vai continuar" em decorrência do aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa.

O atlas apresenta exemplos práticos de como o uso do tempo e de informações sobre o clima podem proteger a saúde pública e está disponível em árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

*Com informações da OMM e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Denise Griesinger

Esse texto está sob Creative Commons 3.0.