Do Juventude Sustentável
segunda-feira, 22 de julho de 2013
Curso capacita em Gestão Ambiental Empreendedora
Da UFBA
Atividade tem limite de 50 vagas
O curso Gestão Ambiental
Empreendedora cujo tema principal é a gestão ambiental com ênfase no
empreendedorismo e na responsabilidade, acontece das 8 às 20h, dos próximos
dias 23 a 25 de julho, na Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA. As
inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20 de julho pelo
email contabilidade.itineran.te@gmail.com.
O curso que tem limites de vagas para
os primeiros cinquenta inscritos, terá a presença da professora da UniversidadePaulista (UNIP), Daniela Macedo que desenvolve pesquisas relacionadas à questão
ambiental com foco na gestão empreendedora. Essa é uma iniciativa destinada a
membros de grupos sociais, profissionais, estudantes e interessados acima de 18
anos, com certificado para quem cumprir no mínimo 32 horas.
A atividade salientará os problemas
naturais em relação às dificuldades sociais. A ação visa à capacitação de
indivíduos acerca da preservação ambiental por meio dos conhecimentos de
organização comunitária, empreendedorismo social e sustentabilidade ambiental.
Durante o curso haverá sorteios de livros, mais informações: (71) 3283-7580.
Abrigo para animais está lotado
Da Tribuna da Bahia
Por Alexandra Nascimento - 10.07.2013
“Na verdade eu sempre vim
trazer ração para o abrigo. Quando encontrei Docinho, fui para minha casa sem
tirá-la do pensamento. Imaginava como ela estaria passando, o quanto seria importante para ela um lar definitivo. Como
moramos eu e minha mãe, decidi conversar com o pessoal da entidade e me
oferecer como adotante. Eu sinto Docinho não como um animal, mas como uma filha
que cuido, zelo, dou amor e me faz companhia. Sinto no seu olhar uma paixão
imensa. Ela sem querer mudou minha vida e a forma como percebo o mundo. Ela é
especial e percebi que adotá-la foi a melhor coisa que já fiz na vida. Um
animal já em idade adulta, que dificilmente encontraria um lar, mas que para
mim é uma grande companhia”, diz emocionada.
Sobre a adoção Patruska diz que
há certos critérios que são seguidos religiosamente. “Para adotar um animal é
necessário amar muito. A adoção deve ser em comum acordo com todos os membros
da família. Precisa ser maior de
idade, trazer o RG, CPF e comprovante de residência e pagar uma taxa de adoção
no valor de R$ 50. É preciso preencher um contrato de adoção. Todos os animais
são castrados, mesmo os filhotes, além de vacinados e vermifugados. Eles têm
direito a 15 dias de consulta veterinária gratuita em uma das clinicas
conveniadas da ABPA, mas se o animal tiver acima de sete anos são dois anos de
consulta veterinária gratuita”, revela.
Entre os trabalhos dos
voluntários da ABPA está o lar temporário. Uma espécie de espaço
provisório, onde os animais em situação mais precária são abrigados até
melhorar a saúde. Os filhotes, muito pequenos, também são endereçados aos lares
temporários. “A ABPA ressarce os custos dos voluntários que abrigam
temporariamente os animais abandonados. Um dos critérios é ser altamente responsável. Havendo necessidades ele
deverá levar o animal ao veterinário e medicá-lo, por isso é um trabalho que
exige muita responsabilidade”, cita.
Por Alexandra Nascimento - 10.07.2013
Um caso de amor à primeira
vista. Com essas palavras a educadora física Maria Clara Moraes descreveu como
foi o seu “caso de amor” com a pequena vira-lata Docinho. A história de Docinho
é um relato da crueldade que milhares de animais passam pelo Brasil a fora.
Do descaso e abandono, a cadela
viveu anos nas ruas de Salvador até ser resgatada por um voluntário da
Associação Brasileira Protetora dos Animais, ABPA-BA. Das ruas para o Abrigo
São Francisco de Assis onde encontrou um lar provisório, a pequena de idade desconhecida
acabou chamando a atenção da dona numa feira de adoção pela peraltice e seu
olhar amável.
O relato do final feliz de
Docinho representa o trabalho que os voluntários da ABPA realizam através do
Abrigo São Francisco de Assis. A presidente da entidade, Patruska Barreiro,
revela que existem hoje abrigados 200 gatos e 357 cães.
“Infelizmente estamos super
lotados e não conseguimos mais resgatar. Nossa intenção, através das adoções, é
baixarmos para 100 gatos e 200 cães abrigados. Desta forma poderemos reiniciar
as atividades de resgate. Nossa meta é incentivar a adoção. Todos os domingos
nos reunimos no final de linha da Pituba, na Praça Ana Lucia Magalhães, das 9h
às 13h”, explica. Atualmente, segundo Patruska, são adotados mensalmente entre
15 a 20 animais nas feiras promovidas pela entidade.
Patruska iniciou os trabalhos
como voluntária da causa animal pela associação em 2008. “A ABPA foi fundada em
1939. Somos filiados ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. De lá para
cá a entidade sempre se manteve firma na sua causa em defesa animal. O Abrigo
São Francisco de Assis enfrenta dificuldades. Temos despesas com o pessoal que
trabalha no abrigo, alimentação dos animais, despesas laboratoriais. Nossos
gastos estão na faixa dos R$ 25 mil por mês e estamos aceitando veterinários e
estudantes de veterinária como voluntários para que possamos continuar nosso
trabalho. Também aceitamos doações para a manutenção do abrigo. Nosso e-mail
para maiores informações é contato@abpabahia.com.br”,
avisa e acrescenta: “A ABPA além de ter uma página no facebook, onde são
postadosfotos de animais para adoção, tem uma página
na internet: www.abpabahia.org.br e os interessados em ajudar ou adotar podem
acessar para saber um pouco mais de nosso trabalho”.
Gesto de amor
A partir da semana que vem a
entidade passa a focar numa campanha para a erradicação da cinomose. “Trata-se
de uma doença séria, com alto grau de mortandade animal. Serão vacinados no
próximo sábado, dia 13, cerca de 250 cães na Lagoa do Abaeté. O telefone para
cadastramento do animal é 3320-0296. Estaremos oferecendo vacinação gratuita
aos animais de população de baixa renda. Também estaremos comercializando camisas
de R$ 30 e o valor será revertido para a compra de vacinas. Queremos levar essa
campanha para os bairros carentes de Salvador e tentar erradicar essa doença”,
avisa.
Assinar:
Postagens (Atom)
