Especialista diz que animais encalhados são geralmente atacados por tubarão. Litoral registra o aparecimento de outros animais, como o leão-marinho.
A visita das baleias ao litoral sul da Bahia,
um espetáculo que todos os anos atrai gente de todos os cantos do país, agora
ganhou a presença de outros animais. Os tubarões são responsáveis por parte da
morte das baleias que aparecem no litoral.(Confira no vídeo ao lado, um tubarão atacando uma baleia).
“Se a gente
considerar que no ano passado a gente teve 47 na Costa do Brasil e que a maior
parte dos encalhes acontece em agosto ou setembro e nesse ano já tivemos 10
encalhes, isso assusta um pouco”, revela Milton Marcondes do Instituto Baleia
Jubarte. O número de baleias mortas pode ser ainda maior em 2013.
A maioria dos casos acontece porque elas são
devoradas por tubarões da espécie tigre. A estimativa do instituto é que entre
10% e 15% dos animais chegam até a praia.
“Basicamente entre baleias e golfinhos temos que
ter dois cuidados. Um é manter o animal molhado o tempo todo já que ele é muito
sensível com a temperatura e manter a pele protegida do sol.
Outras espécies
O instituto também tem registro de encalhes de golfinhos e botos, mas nesta temporada o Instituto tem registrado a presença do leão-marinho do sul. O macho jovem, que mede cerca de 1,70m e pesa 80 kg não está encalhado e faz a festa de quem passa pelo local.
É um animal raro de aparecer aqui na região. No Brasil ele só existe no Rio Grande do Sul e ele é mais comum no Uruguai. Ele deve ter subido até a costa. Nesta época do ano estamos tendo relatos de lobos marinhos aparecendo no Espírito Santo. No caso do leão, nós conseguimos avistar e vimos que ele está bem gordinho, bem nutrido e está com um aspecto bom. A gente espera ele pegue o caminho certo dele", afirma Marcondes.
O instituto também tem registro de encalhes de golfinhos e botos, mas nesta temporada o Instituto tem registrado a presença do leão-marinho do sul. O macho jovem, que mede cerca de 1,70m e pesa 80 kg não está encalhado e faz a festa de quem passa pelo local.
É um animal raro de aparecer aqui na região. No Brasil ele só existe no Rio Grande do Sul e ele é mais comum no Uruguai. Ele deve ter subido até a costa. Nesta época do ano estamos tendo relatos de lobos marinhos aparecendo no Espírito Santo. No caso do leão, nós conseguimos avistar e vimos que ele está bem gordinho, bem nutrido e está com um aspecto bom. A gente espera ele pegue o caminho certo dele", afirma Marcondes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário