Dados divulgados neste
domingo por pesquisadores na Grã-Bretanha indicam que China e Índia
contribuíram bastante para que o mundo aumentasse em 3,5% as suas emissões de
gás carbônico (CO2) no ano passado.
![]() |
Gás carbônico é um dos principais agentes do
aquecimento global
|
Em 2011, as emissões de China e Índia aumentaram
9,9% e 7,5%, respectivamente, em comparação com 2010. O Brasil também emitiu
mais CO2 em 2011: 424 milhões de toneladas, um aumento de 1,4% em relação a
2010.
Já outras duas regiões apresentaram queda na
quantidade de CO2 emitida no mesmo período, segundo os cientistas da
universidade britânica: Estados Unidos (queda de 1,8%) e União Europeia (2,8%).
Os dados da Universidade de East Anglia indicam que
as emissões aumentarão em 2012, atingindo um volume recorde.
Um relatório produzido pela universidade afirma que
as emissões de gás carbônico crescerão 2,6% este ano, na comparação com 2011,
atingindo o volume de 35,6 bilhões de toneladas emitidas.
Metas
do Protocolo
Este valor é 58% superior ao de 1990, ano base
usado pelo Protocolo de Kyoto. O tratado, que não foi assinado pelos Estados
Unidos, previa que os países signatários reduzissem as suas emissões de CO2 em
5,2% ao longo da década, tendo 1990 como referência.
O CO2 é o principal gás que provoca o aquecimento
global e é produzido através da queima de combustíveis fósseis ou desmatamento.
Os dados foram publicados neste domingo nas
revistas científicas Nature Climate Change e Earth
System Science Data Discussions.
Dados referentes a 2011 mostram que os países que
mais emitem dióxido de carbono são a China (28% do total mundial), Estados
Unidos (16%), União Europeia (11%) e Índia (7%). O Brasil é responsável por
1,4% das emissões de CO2.
Ainda assim, se considerados os tamanhos das
populações, a emissão por pessoa (per capita) da China ainda é inferior a dos
países ricos.
A emissão per capita da China está em 6,6 toneladas
de CO2, se aproximando da média europeia de 7,3%. Ambos ainda estão longe da
média americana, de 17,2 toneladas de CO2 por pessoa.
Já no Brasil, a emissão per capita de CO2 variou
pouco ao longo da última década: de 1,9 toneladas por pessoa em 2001 para 2,2
toneladas em 2011.
"Os dados mais recentes estão sendo divulgados
quando o mundo debate mudanças climáticas em Doha", disse a pesquisadora
Corinne Le Quéré, da universidade britânica.
"Mas com as emissões ainda crescendo, é como
se ninguém estivesse ouvindo toda a comunidade científica."
O painel da ONU sobre Mudanças Climáticas começou
no Catar na semana passada e termina na próxima sexta-feira. Mais de 17 mil
pessoas estão discutindo medidas para evitar que a temperatura do planeta
aumente ao longo deste século.
Um dos pontos em discussão é a criação de novas
metas de emissão por país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário