Eletricidade suficiente para atender a cerca de 600 mil pessoas é o que vão fornecer os três parques de produção de energia eólica inaugurados nesta quinta-feira (11) pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, na cidade de Sento Sé, região do São Francisco.
![]() |
| Inauguração de parques eólicos em Sento Sé - Foto: Manu Dias/GovBA |
Construídos em consórcio pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e
pelo grupo Brennand Energia, os parques São Pedro do Lago, Sete Gameleiras e
Pedra Branca estão ligados ao Sistema Integrado Nacional por uma linha de
transmissão de 58 quilômetros, que já está operando. Toda a energia produzida
está sendo distribuída para residências e indústrias.
Durante a inauguração, Wagner destacou a importância do investimento em produção de energia limpa e as melhorias que isso proporciona as comunidades locais. “Estamos aqui em plena seca e no meio de toda a preocupação com a falta de água podendo ver essa obra, que tem tanta modernidade e tecnologia aproveitando os ventos para gerar desenvolvimento”.
O ministro ressaltou a sustentabilidade da energia gerada e os efeitos que ela tem no combate a seca. “Gerando energia através do vento podemos destinar a água do São Francisco para o consumo humano, animal e irrigação e menos para produção de eletricidade”.
Durante a inauguração, Wagner destacou a importância do investimento em produção de energia limpa e as melhorias que isso proporciona as comunidades locais. “Estamos aqui em plena seca e no meio de toda a preocupação com a falta de água podendo ver essa obra, que tem tanta modernidade e tecnologia aproveitando os ventos para gerar desenvolvimento”.
O ministro ressaltou a sustentabilidade da energia gerada e os efeitos que ela tem no combate a seca. “Gerando energia através do vento podemos destinar a água do São Francisco para o consumo humano, animal e irrigação e menos para produção de eletricidade”.
Destaque
A previsão é que os parques de Sento Sé sejam
triplicados nos próximos anos, passando dos atuais 90 megawatts para cerca de
300 megawatts. Além deles, a Bahia tem outros parques instalados ou em
implantação. Em Caetité e Brotas de Macaúbas as unidades estão prontas. Já nas
cidades de Morro do Chapéu, Campo Formoso, Igaporã, Pindaí, Sobradinho e Casa
Nova estão sendo construídas. O parque eólico de Casa Nova, por exemplo, será o
maior da América Latina o que coloca o estado como destaque e líder nacional na
produção de energia eólica.
Com o grande potencial que tem para aproveitamento do vento na geração de energia e o empenho do Governo do Estado na atração de investimentos nessa área, a Bahia se tornou também um polo da fabricação de equipamentos que compõem as torres eólicas. Fabricantes de aerogeradores como a francesa Alston e a espanhola Gamesa se instalaram em Camaçari. “Isso criou um novo ramo de indústria na Bahia. São novos empregos, mais renda e desenvolvimento para nosso povo”, disse o governador.
Com o grande potencial que tem para aproveitamento do vento na geração de energia e o empenho do Governo do Estado na atração de investimentos nessa área, a Bahia se tornou também um polo da fabricação de equipamentos que compõem as torres eólicas. Fabricantes de aerogeradores como a francesa Alston e a espanhola Gamesa se instalaram em Camaçari. “Isso criou um novo ramo de indústria na Bahia. São novos empregos, mais renda e desenvolvimento para nosso povo”, disse o governador.

Nenhum comentário:
Postar um comentário